sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Circuitos BTT - Sarzedas [Valbom]

Centro BTT - Sarzedas

  

Adaptações da Fonte: https://www.cm-castelobranco.pt/media/2369/painel-cbtt-ax_sarzedas_print.pdf

  

Encontram-se definidos 2 circuitos que passam por Valbom, os circuitos 24 e 26.

De acordo com a informação disponível na fonte, temos:

"[...] 

CIRCUITO 24 

Percurso circular com início e fim em Almaceda.
Segue em conjunto com o percurso verde de Almaceda, fazendo depois ligação a Martim Branco, Carvalheiras, Valbom e voltando a ligar-se ao percurso verde até ao final em Almaceda. Acompanha a Ribeira de Almaceda ao longo de grande parte do percurso. Percurso moderado.

CIRCUITO 26

Percurso circular com início e fim no Centro de BTT.
No início, segue em conjunto com o percurso vermelho, derivando para a Serra da Pedragueira. Passa pelas aldeias de Valbom e Martim Branco, segue em direção a Chão da Vã, Salgueiro do Campo e Palvarinho, retomando finalmente o percurso que coincide novamente com o percurso vermelho até Sarzedas.
Percurso difícil com elevado grau de dificuldade recomendado apenas para praticantes experientes.

 Ficheiros para Download

 [...]"

Fonte:  https://www.cm-castelobranco.pt/visitante/lazer-para-todos/circuitos-de-btt/ 

 

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

NOTÍCIA | OBSERVADOR: Resultados das eleições de Almaceda em 2025

 Fonte: https://observador.pt - 

Freguesia de Almaceda: Eleições Autárquicas de Outubro de 2025

"[...] 

Demografia e território da freguesia de Almaceda

Almaceda é uma das freguesias mais extensas do concelho de Castelo Branco, ocupando uma área estimada em 7245,7 hectares. A freguesia estende-se no sentido Norte-Sul e confina com os municípios do Fundão e Oleiros, bem como com as freguesias de São Vicente da Beira, Freixial, Juncal do Campo e Sarzedas.

O território caracteriza-se por ser notoriamente montanhoso, encaixado entre as áreas de plena serrania da Gardunha e do Muradal. A freguesia inclui várias localidades, sendo as principais Valbom (14 habitantes em 2021), Martim Branco (27 habitantes em 2011), Padrão e Paiágua.

[...]" 

https://observador.pt/inovacao/eleicoes/autarquicas/castelo-branco/concelho-castelo-branco/freguesia-almaceda/

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

NOTÍCIA | OREGIOES: Aldeias com menos de cinquenta habitantes... nos distritos de Castelo Branco e Guarda

Fonte: https://oregioes.pt - 27/09/2025


Aldeias com menos de cinquenta habitantes enfrentam risco de extinção nos distritos de Castelo Branco e Guarda

"[...]

Exemplos concretos no distrito de Castelo Branco

No município de Vila de Rei, Brejo Fundeiro figura entre as aldeias mais vulneráveis: possui cerca de trinta habitantes e muitas casas são usadas apenas sazonalmente. Trata-se de um núcleo inserido numa encosta, afastado de vias principais, o que agrava o isolamento. 

No mesmo distrito, a aldeia de Valbom (freguesia de Almaceda) registou em 2021 apenas quatorze habitantes, tendo sofrido queda persistente desde o censo de 2001, quando contava com cinquenta e quatro pessoas.

...

Desafios e perspectivas

Os casos de Brejo Fundeiro, Valbom e Martim Branco demonstram que mesmo em áreas com notoriedade alguns núcleos rurais sofrem risco estrutural de desaparecimento. A ausência de dados demográficos detalhados para aldeias nos distritos da Guarda impede uma cartografia completa do fenómeno.

[...]"

https://oregioes.pt/aldeias-com-menos-de-cinquenta-habitantes-enfrentam-risco-de-extincao-nos-distritos-de-castelo-branco-e-guarda/?fbclid=IwY2xjawNjAOlleHRuA2FlbQIxMQABHlz3i2aEppZ-pVnmNUIK5ic3FI4De9SbnnVlfcQVBlHnce7e2kprpUVt1eqR_aem_0INeAr_C269xRbuwto-Y6A

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

História [VALBOM]

    Em 1186 as atuais terras de Valbom encontravam-se em pleno território da Covilhã, após atribuição de diploma foraleiro à Covilhã por D. Sancho I. Posteriormente e com a atribuição do Foral a Sarzedas em 1212 também por D. Sancho I, passou para o limite administrativo do Concelho de Sarzedas.

    Em 1213, século XIII, com a morte do Rei D. Sancho I, todo o território de Sarzedas[1] é doado a Gil Sanches de Portugal.

    No século XIV, mais propriamente em 4 de Fevereiro de 1381 o Rei D. Fernando I atribui as rendas devidas pelos habitantes das terras do território de Sarzedas a Garcia Tenreiro [2], Alcaide-mor da vila de Monforte; filho de Diogo Lopes Tenreiro, Alcaide-mor da Corunha (Espanha).

    Em 1512, encontra-se a primeira referência publicada com identificação explícita de Valbom, mais propriamente, erdade de Vall Bom, no "Foral Novo" de Sarzedas de D. Manuel I.

    "Por esta época já Sarzedas era domínio dos Senhores de Sarzedas e Fermosa (Sobreira Formosa). A partir de 1630 – por carta régia de Filipe III – e até 1748, foi domínio dos Condes de Sarzedas, título que passou por nove titulares e que terminou com a morte da última condessa [D. Teresa Marcelina da Silveira Silva Telles], por não ter sucessores directos. A partir desta data a vila de Sarzedas e o seu termo foram integrados nos bens da Coroa".[4]

"Em 1762 – com Portugal envolvido na Guerra dos Sete Anos, por se ter recusado a tomar parte na luta contra os seus velhos aliados ingleses – o País foi invadido pelos exércitos franco-espanhóis. Sarzedas foi ocupada, tendo sido aqui que o general invasor, o espanhol Conde de Aranha"[4] [Aranda], tendo aqui estabelecido o seu quartel.

    O Concelho de Sarzedas foi extinto a 16 de Fevereiro de 1848 [3], passando após esta data a ser englobado nos limites do Concelho São Vicente da Beira.

    Os tempos são conturbados e em 20 de janeiro de 1894 deu-se a Revolta dos Gabões, episódio que veio demonstrar a grande insatisfação vivida pela população da aldeia e das aldeias vizinhas.

    Com a extinção do Concelho de São Vicente da Beira (7 de Setembro de 1895), o território de Valbom passou a ser englobado no Concelho de Castelo Branco

 

 ______________________________

1) Portugalliae Monumenta Historica a saeculo octavo post Christum usque ad quintumdecimum: Leges et Consuetudines. Lisboa: Academia das Ciências, 1856-1868. V. I, p. 555-557.

2) Centro de Estudos de Genealogia e Heráldica Barão de Arêde Coelho - Revista trimestral de edição digital, n.º 6 – Outubro-Dezembro (Ano II) (2015).

3) DIGIGOV – Diário do Governo Digital (1820-1910) (1848).

4) https://jf-sarzedas.pt/historia/  

sexta-feira, 4 de julho de 2025

NOTÍCIA | RECONQUISTA: Aldeia Segura: Programa chega a mais sete aldeias

Fonte: https://www.reconquista.pt - 03/07/2025 - 8:00

Aldeia Segura: Programa chega a mais sete aldeias

"[...]

Criar planos de evacuação e zonas de refúgio seguras em cada aldeia; designar oficiais de segurança local, responsáveis por alertar e orientar os habitantes em caso de emergência; promover a sensibilização da população para comportamentos de autoproteção antes, durante e depois de um incêndio; e melhorar a articulação entre as comunidades e os meios de proteção e socorro sãos os objetivos do programa Aldeia Segura – Pessoas Seguras que o Serviço Municipal de Proteção Civil de Castelo Branco acaba de implementar em mais sete aldeias do concelho.

Vale Chiqueiro, Monte Gordo e Cabeça Gorda, na Freguesia de Santo André das Tojeiras, Vale Figueira e Violeiro, na Freguesia de São Vicente da Beira, e Valbom e Almaceda, na Freguesia de Almaceda, acolhem agora este programa promovido Ministério da Administração Interna.

Esta iniciativa, que visa reforçar a segurança das populações face ao risco de incêndios rurais, contou com o apoio direto da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco, da GNR e da Unidade Florestal do Município de Castelo Branco. Na última semana de junho foram promovidas ações de sensibilização e sessões de apresentação do programa em cada uma das aldeias. O objetivo final é a proteção de pessoas e bens, a par de tornar o território mais resiliente, mais informado e mais preparado para enfrentar os desafios da proteção civil.

[...]

https://www.reconquista.pt/articles/aldeia-segura-programa-chega-a-mais-sete-aldeias

quarta-feira, 2 de julho de 2025

NOTÍCIA | SAPO: Castelo Branco implementa programa Aldeia Segura...

Fonte: https://sapo.pt - 01 Julho 2025 15:30


Castelo Branco implementa programa “Aldeia Segura – Pessoas Seguras” em 7 aldeias do concelho

"[...]


O Serviço Municipal de Proteção Civil de Castelo Branco concluiu, recentemente, a implementação do programa “Aldeia Segura – Pessoas Seguras” em mais 7 aldeias do concelho, sendo elas Vale Chiqueiro, Monte Gordo e Cabeça Gorda (freguesia de Santo André das Tojeiras); Vale Figueira e Violeiro (freguesia de São Vicente da Beira); e Valbom e Almaceda (freguesia de Almaceda).

[...]"

https://sapo.pt/artigo/castelo-branco-implementa-programa-aldeia-segura-pessoas-seguras-em-7-aldeias-do-concelho-68a90f47264c183021a5b326

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

1958 - Mapa de Dialectos e Falares de Portugal Continental


 Adaptado a partir do mapa elaborado em 1958 por Maria Helena Santos Silva, sob a orientação de Manuel de Paiva Boléo.