Foi com surpresa que encontrei o artigo “GRAVURAS RUPESTRES DA ROCHA 2 DA LOMBA DO CARVALHO (ALMACEDA, CASTELO BRANCO). INFORMAÇÃO EMPÍRICA E HIPÓTESES INTERPRETATIVAS”, da autoria de Mário Varela Gomes, publicado em: Arqueologia em Portugal / 2023 – Estado da Questão, pp. 1841-1857. Associação dos Arqueólogos Portugueses, CEAACP, CEIS20 e IANFLUC, Lisboa),
São “(…) escassos os testemunhos arqueológicos pré e proto-históricos descobertos no concelho de Castelo Branco, nomeadamente na freguesia de Almaceda”, pelo que depois da leitura cuidada do documento foi com felicidade que assimilei a notícia deste importante achado.
Adaptado do original, Figura 3 - Planta e corte das superfícies gravadas da Rocha 2 da Lomba do Carvalho (lev. M. V. Gomes e J. Gonçalves), que pode ser analisada no citado artigo.
Segundo o Portal do Arqueólogo, no local encontra-se um painel "(...) de xisto, sub-horizontal, situado ao nível do solo e debruçado sobre um vale. Contem diversas gravações executadas por abrasão, incluindo técnica filiforme, onde se incluem letras, reticulados e outras formas não identificadas. Aquando da rápida visita efectuada ao local não foram encontrados outros painéis com gravuras embora existam segundo o informante que indicou este achado. Os afloramentos têm sido submetidos a altas temperaturas, provocadas pelos incêndios, o que tem provocado a sua fracturação e acelerado o processo erosivo".
Espero que sejam desenvolvidos esforços que levem à salvaguarda e preservação deste património anteriormente “desconhecido”, mas agora cientificamente validado.
Sem comentários:
Enviar um comentário